HISTÓRICO E DESAFIO

Desde 2001, a Black Box construiu um relacionamento sólido e de longa data com a Motorola. Como um de seus fornecedores preferenciais de produtos de infraestrutura de rede, foi à Black Box que a Motorola recorreu quando foi encarregada de um projeto crítico e de alta segurança baseado no Reino Unido chamado Airwave, gerenciado pela Motorola Solutions. O serviço Airwave é um serviço de rádio móvel de âmbito nacional projetado para atender às necessidades da polícia e de outras organizações de segurança pública na Inglaterra, País de Gales e Escócia. O serviço Airwave usa tecnologia digital para fornecer um serviço de comunicação da mais alta qualidade, introduzindo muitos recursos importantes que nunca estiveram disponíveis nos serviços analógicos existentes. Isso significa que o projeto exigia uma instalação de alta qualidade com o máximo de confiabilidade e resiliência.

SOLUÇÃO

A AIRWAVE usa a tecnologia TETRA, que significa Terrestrial Trunked Radio, um padrão aberto do ETSI (Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações) para rádio troncalizado digital, projetado para maximizar o uso do espectro de rádio, compartilhando os recursos de rádio disponíveis entre os usuários sob demanda e explorando as vantagens da transmissão digital. Potencialmente, qualquer conjunto de usuários dentro da área de cobertura de um sistema TETRA pode se comunicar entre si - isso pode variar de uma única estação base a um sistema com cobertura nacional ou internacional.

Dada a sensibilidade do projeto, o primeiro critério da Black Box foi fornecer recursos confiáveis e com segurança garantida para o projeto, sob a direção e o gestão de um indivíduo-chave para gerenciar esse projeto em nome da Black Box. Neil Owen (Black Box) foi indicado como gerente de operações de campo. Neil montou uma equipe de projeto da Black Box escolhida a dedo, que entendeu completamente o escopo do projeto, ganhando assim a confiança do cliente nas capacidades de entrega da Black Box.

O projeto consistia em um cluster de locais, geograficamente espalhados pelo Reino Unido, interconectados por meio de uma WAN (Wide Area Network). Um total de 17 sites seriam instalados, incluindo oito sites de backup e um site de teste e desenvolvimento.

A Black Box foi contratada pela Motorola para pré-cabear os dezessete sites com um sistema de cabeamento estruturado, cada um com aproximadamente 800 conexões STP CAT5e para o equipamento Motorola e links coaxiais especializados para a conectividade WAN. Todos os cabos tiveram que ser totalmente testados e documentados. A Motorola, então, entregou seu equipamento, pré-configurado e instalado em gabinetes de 19", no site. A Black Box também auxiliou na aplicação e instalação de patches em todo o sistema por meio de patch panels mestres. Os padrões de cablagem eram extremamente altos, mais parecidos com uma montagem de fábrica do que com um ambiente de campo. No entanto, os engenheiros da Black Box enfrentaram o desafio e mantiveram os padrões de alta qualidade.

O projeto começou no início de 2001 com um site piloto. A Black Box aproveitou essa oportunidade para demonstrar suas habilidades e qualificações e ganhar a confiança da Motorola. O piloto foi um grande sucesso e a Black Box continuou a parceria com a Motorola para concluir os outros sites do cluster. Apesar da complexidade do projeto e das preocupações com a segurança, a Black Box conseguiu garantir a continuidade com a equipe de instalação do projeto. Isso elevou muito a qualidade do serviço prestado com uma compreensão completa do projeto e uma verdadeira abordagem de trabalho em equipe, junto ao time Motorola.

RESULTADOS

Trabalhando com a Motorola, a Black Box pôde contribuir para uma instalação que tem um impacto positivo direto na segurança pública. A atenção aos detalhes e a adesão a padrões rigorosos foram os pilares das competências necessárias para uma entrega bem-sucedida. A Black Box enfrentou o desafio, permitindo que a Motorola construísse um relacionamento de longo prazo baseado na confiança que já dura mais de 22 anos. Com esse projeto sob controle, o relacionamento foi expandido para outros locais, incluindo Irlanda do Norte, Irlanda, Ilha de Man, Ilhas do Canal e Noruega.

"A Black Box teve o privilégio de ser convidada a para instalar a infraestrutura de rede da Motorola para o projeto Airwave. O projeto foi uma oportunidade de demonstrar o mais alto nível de entrega em termos de tempo, custo e qualidade. Além disso, o benefício de servir ao público deu a toda a equipe a sensação de entregar uma rede que realmente teve um impacto benéfico para a população em geral. Esse projeto foi mais do que outra oportunidade de negócios; foi a chance de fazer a diferença."

Neil Owen
Gerente de Projetos, Black Box

"Desde a primeira instalação piloto até a última, a Black Box demonstrou à Motorola que pode entregar no prazo e dentro dos custos, dois dos marcos mais importantes de qualquer projeto. E, assim como em qualquer outro projeto, as datas-alvo mudaram, as complexidades foram alteradas e as quantidades variaram. Ao longo dessas mudanças, a Black Box evoluiu conosco para garantir que o resultado final fosse um cliente satisfeito. Quando os problemas precisavam ser resolvidos, a Black Box sempre esteve à disposição para ajudar a Motorola a encontrar uma solução em tempo hábil. A Motorola certamente considerará usar a Black Box para qualquer rede futura de grande escala."

Peter Obeney
Motorola

Download PDF

Solution: Implantações Globais Multisite, Connected Buildings, Passive Infrastructure & Structured Cabling,

Services: Field & Dispatch Services,

Subscribe Now