Conheça Seus Tipos de Data Center

A demanda mundial por capacidade de data center está explodindo. A crescente adoção de nuvens e tecnologias como IA, IoT e big data, assim como a aceleração da digitalização e a implantação de 5G, estão impulsionando um crescimento exponencial na criação de novos dados.

Entre 2018 e 2020, foram criados mais dados novos do que em todos os anos anteriores combinados. Como essa taxa continua a aumentar, também aumenta a necessidade por data centers modernos. De fato, de acordo com Arizton, "o tamanho do mercado global de data center foi avaliado em USD 215,8 bilhões em 2021 e está estimado em USD 288,3 bilhões em 2027, crescendo a uma CAGR de 4,95% durante o período de previsão".

Cada vez mais empresas confiam em data centers para suportar suas principais funções comerciais. Escolher o tipo de data center certo para sua empresa é o primeiro passo para aproveitar os dados a fim de fornecer serviços chave e conduzir operações de negócios mais eficientes, responsivas e rentáveis.

O Data Center Definido

Os Data Centers são instalações de missão crítica para apoiar as operações de negócios globais. O termo " data center " se refere simplesmente aos edifícios que abrigam a infraestrutura computacional usada para administrar esses negócios. Dentro destas instalações estão os servidores, armazenamento e equipamentos de rede que suportam aplicações e dados essenciais. Embora instalações físicas seguras e climatizadas contribuam para a alta confiabilidade, a própria infraestrutura do data center é otimizada para lidar com grandes volumes de dados e tráfego com latência mínima.

Diferenciando Entre os Tipos de Data Centers

Embora características como a eficiência sejam valiosas em todos os tipos de data centers, diferentes modelos surgiram para atender a vários requisitos do mercado. Quatro dos modelos mais dominantes no ambiente computacional atual são: hiperescala, enterprise, colocation, cloud e edge. Cada um tem suas próprias características únicas, pontos fortes e casos ideais de uso.

Data Centers Hiperescala

Projetados para atender às exigências de armazenamento de dados em nuvem e de grandes dimensões, os data centers hiperescala são enormes instalações de alta densidade. Muitas vezes de propriedade de empresas como Google, Amazon, Facebook, IBM, Microsoft, Apple e outras, as modernas instalações podem ocupar vários milhões de metros quadrados em vários prédios, com milhares de servidores rodando em redes de velocidade ultra-high para fornecer capacidade de armazenamento e processamento massivo.

Data Centers Hiperescala trazem benefícios para seus proprietários, incluindo alta disponibilidade, desempenho e segurança, assim como um controle rigoroso sobre cada parâmetro operacional. No entanto, embora o tamanho de tais instalações possa permitir economias de escala, os projetos de construção de campus e instalações modernas podem exceder a marca de US$1 bilhão. Como a maioria dos data centers hiperescala está situada em áreas rurais para manter os custos baixos, um desafio chave além do desembolso inicial de capital é encontrar, treinar e reter o talento para manter as operações em funcionamento contínuo.

Data Centers Enterprise

Construído em uma escala muito menor, o data center enterprise é tipicamente uma instalação privada que pertence e é operada pela empresa cujas aplicações e dados suporta. Embora o data center enterprise esteja frequentemente localizado no campus corporativo, a instalação pode estar situada em outro lugar para cumprir com as exigências legais relativas à localização geográfica, para melhorar o desempenho através de uma maior proximidade a um segmento de usuário chave, ou por outras razões. Dentro do data center diferentes seções podem ser separadas e dedicadas a diferentes áreas do negócio.

O principal benefício do data center enterprise é que ele pode fornecer segurança excepcional e ser adaptado para atender às exigências exclusivas da rede da empresa. Entretanto, o investimento de capital inicial necessário para construir o data center é muito alto, e a mão-de-obra e a manutenção contínuas são significativas ao longo do tempo.

Data Centers Colocation e Racks de Dados

Os data centers colocation podem ser enormes e proporcionam acesso flexível e escalável a espaços de rack e recursos em uma base de aluguel. Em vez de manter um data center enterprise ou um data center hiperescala muito maior, uma empresa pode, em vez disso, tornar-se inquilino em um data center colocation.

Enquanto uma empresa pode arrendar um data center inteiro, mais frequentemente várias empresas alugam o espaço de rack de servidor dentro de um único data center colocation— similar a alugar escritórios em um mesmo edifício comercial. Um data center colocation pode abrigar de 100 a milhares de empresas.

Além de alugar espaço de rack e dispositivos de rede, o local de colocation oferece espaço de armazenamento, energia, refrigeração, segurança física e conectividade aos provedores de serviços de telecomunicações e de rede dos clientes, conforme apropriado. Por sua vez, a empresa é responsável por servidores, armazenamento, manutenção de firewalls, e assim por diante.

Este modelo dá às empresas a flexibilidade para estabelecer os equipamentos em diferentes localizações geográficas. Também podem tirar proveito da interconectividade econômica —compartilhada com outros inquilinos, tais como de provedores de serviços de rede, provedores de serviços em nuvem e provedores de software como serviço (SaaS). O modelo de locação também proporciona às empresas uma escalabilidade que permite um crescimento progressivo e de custo efetivo.

Data Centers Cloud

O data center cloud efetivamente torna virtual o data center local (on-premises) e abre a porta para o uso de recursos computacionais baseados em assinatura. As organizações acessam seus dados e aplicações na nuvem, onde empresas como a Amazon Web Services (AWS), Microsoft (Azure), IBM Cloud ou outro fornecedor de nuvens possui e gerencia o hardware e os serviços de nuvem.

Além de permitir um modelo 'pay-as-you-go' que funciona para empresas de todos os tamanhos, o data center cloud elimina a necessidade de se preocupar com o gerenciamento e manutenção das instalações físicas. Ao invés de gastar tempo e talento em configuração e segurança, as organizações podem escolher um serviço e modelo de nuvem que atenda às suas exigências através de fatores chave, incluindo custo, controle, flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade.

Uma empresa que necessita de maior segurança e controle pode optar por investir em uma nuvem privada, onde os recursos de computação em nuvem são dedicados exclusivamente a esse negócio. Uma nuvem pública oferece uma alternativa menos onerosa, fornecendo acesso não exclusivo a recursos —, servidores, armazenamento e dispositivos de rede através da internet pública.

Data Centers de Edge

Os data centers de edge são centros de dados menores posicionados perto do usuário final, a fim de minimizar a latência, aumentar a produção e superar as conexões intermitentes. (O conceito é retirado da Edge Computing: Dentro de uma arquitetura de TI distribuída, os dados do cliente são processados o mais próximo possível da fonte de origem). Numerosos data centers de edge podem estar localizados nas proximidades de uma rede maior, geograficamente distribuída, organizada em torno de um ou mais data centers centrais. Este modelo permite a entrega excepcionalmente rápida do conteúdo a partir da edge quando necessário, e também permite o armazenamento e processamento de conteúdo menos crítico ou sensível ao tempo em um data center central.

Como a confiança dos consumidores em serviços digitais e dispositivos conectados (IoT) continua a crescer, a proximidade de data centers de Edge com os dispositivos finais desempenha um papel vital na redução do tráfego da rede e dos custos operacionais, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho da aplicação. As empresas podem usar vários data centers de edge para estabelecer cobertura mesh, permitir maior resiliência, garantir alto desempenho para aplicações edge e fornecer qualidade consistente de experiência para os usuários finais em suas áreas de serviço.

Tornando Seu Data Center Uma Realidade

Construí-lo você mesmo? Alugar de um data center colocation? Mover-se para a nuvem? Conforme os líderes de TI escolhem o tipo mais adequado de data center para suas operações, eles podem pesar os custos e benefícios de cada modelo em relação às suas necessidades de negócios. Muitas vezes, estes fatores indicam claramente qual o tipo de data center melhor se adequa à sua empresa. Quando um data center hiperescala ou enterprise é a escolha certa, o desafio mais difícil está em atrair, treinar e reter o pessoal técnico qualificado para construir a operação do data center de forma rápida e especializada.

Os data centers de grande escala são complexos e requerem um grande know-how técnico nas fases de construção e operação. E neste momento, a competição para recrutar talentos técnicos qualificados é acirrada! Trabalhando com o parceiro certo e o talento certo, você pode projetar, construir e manter o data center que sua organização precisa para se manter competitiva em um mundo movido por dados e poder de processamento.

Por que escolher a Black Box?

A Black Box Data Center Practice segue o princípio de "pensar global, agir local", oferecendo desenvolvimento de soluções centralizadas e planejamento estratégico enquanto mantém o gerenciamento de projetos locais e uma força de trabalho técnica local para uma entrega escalável. Como uma empresa global com a capacidade de se concentrar localmente, a Black Box se destaca no recrutamento e treinamento de pessoal técnico e de construção de data centers.

Os serviços da Black Box vão além da construção do data center e do atendimento à demanda de pessoal técnico. A empresa supervisiona o gerenciamento das operações diárias, de automação predial e redes wireless in-building através de um único centro de gerenciamento de projetos para garantir consistência e qualidade em todo o mundo.

A Black Box Corporation é um fornecedor único e global de serviços de data center que dá suporte a clientes em toda a América do Norte e em todo o mundo. Os serviços Black Box Data Center Practice fornecem um conjunto holístico incluindo construção de data centers em hiperescala, colocation e implantações em larga escala, suporte do Dia 2 e RunOps 24/7/365, e soluções de engenharia e DAS para os principais fabricantes, mídias sociais e gigantes de mecanismos de busca.

Saiba mais sobre como Black Box Data Center Practice pode ajudar sua organização a dar o próximo passo.

Pronto para avançar com seu projeto de data center?
Entre em contato conosco pelo telefone 11 4134-4006 ou nos envie um e-mail para vendas.brasil@blackbox.com.

Hyperscale Data Center Enterprise Data Centers Cloud Data Centers Colocation Data Centers Data centers Edge computing
Subscribe Now